twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

Vibrato na Flauta Transversal

Você deve ter percebido que os flautistas profissionais fazem um som diferente na flauta, com oscilações na intensidade e na entonação desse instrumento. Essas oscilações controladas são chamadas de vibrato.
Existe um debate considerável sobre o quão forte deve ser a oscilação do som da flauta e em qual momento da música esse efeito deve ser utilizado. Eu diria que se for usado sem exageros, o vibrato dá um som muito suave de se ouvir e causa um relaxamento muito bom a ele.
Mas é recomendável que o vibrato seja ensinado somente quando já se tem certo domínio na entonação da flauta, mesmo nas notas mais precisas. Portanto é uma técnica pra flautistas mais avançados. Se você acha que já deve aprender, siga em frente.
Como o vibrato é produzido através da garganta, você deve mantê-la aberta. Para saber se ela está aberta, abra totalmente a boca e feche-a. É assim que a garganta deve estar.
Em seguida, temos que usar os mesmos músculos da tosse para a oscilação de ar. Experimente "tossir" dentro da flauta, de uma forma extremamente suave porém rapidamente, umas 3 ou 4 vezes por segundo. Lembre-se de manter o ar estável no seu diafragma.
No começo, você deve estar produzindo umas notas bem curtas e intensas, quase um staccato. Agora relaxe sua tosse para que fique uníssono (continue empurrando ar para fora), unindo as notas que estavam separadas.
Não se preocupe em aprender isso rapidamente, pode levar umas semanas para isso. Aprenda a controlar a profundidade e a velocidade do seu vibrato. Mais ou menos 4 pulsações por segundo é provavelmente o mais usável.

Como Limpar a Flauta Transversal

Tanto o interior como o exterior da flauta precisam ser limpos. É importante limpar o interior para que o metal não fique corroído. Limpar o lado exterior da flauta transversal é importante porque você não quer que a flauta pareça suja ou grosseira.

Limpando o interior
Sua flauta deve vir com uma vareta para limpeza que tem um pequeno buraco no final, como se fosse uma agulha gigante.
Vá para uma loja e compre um lenço de pano; coloque mais ou menos metade do lenço no buraco da vareta e passe a vareta e o pano no interior da flauta algumas vezes.
Quando fizer isso, tenha certeza de que a flauta está dividida em suas partes separadas. Limpe todas as três partes. A cabeça da flauta deve ser a mais difícil de se limpar porque a vareta não vai atravessar toda a peça.

Limpando o exterior
Essa limpeza depende, na verdade, de quão suja sua flauta está. Se você acaba de comprar uma flauta usada, ou você nunca limpou o exterior da flauta e ela está realmente suja, talvez você deve considerar pagar uma limpeza profissional nela.
Se a flauta está brilhante mas só um pouco suja, você pode usar algum pano de polimento de prata para limpá-la. Esse produto pode ser encontrado na maioria das lojas de música.
Você ainda pode usar o mesmo lenço que passou no interior da flauta para limpar o lado de fora. Saliva é uma boa limpadora do lado exterior da flauta transversal!
Em nenhuma circunstância você deve colocar o corpo da flauta embaixo d`água. As sapatilhas da flauta não devem ficar molhadas, e se elas ficarem, vão expandir e causar prejuízo.

Cuidados Com Sua Flauta

É indispensável estar ciente de bons hábitos para uma maior conservação da flauta. Como qualquer outro instrumento, ela precisa de medidas especiais para evitar possíveis desgastes com o tempo.Além disso, sua flauta estará sempre valorizada se mantiver um cuidado constante. Saber cuidar de seu instrumento é um dever para um bom músico. Espero que as seguintes dicas sejam úteis para iniciantes:

  • Sempre escove os dentes antes de tocar, porque poderá haver resíduos de alimentos na sua boca que danifica o metal da flauta.
  • Ao tocar a flauta, certifique-se que suas mãos estão limpas e secas.
  • Quando for montar o instrumento, lembre-se de não pressionar as sapatilhas porque elas são frágeis. Para isso, segure nos locais adequados.
  • Evitar o uso de produtos químicos como óleos lubrificantes ou água na limpeza da flauta.
  • Sempre limpar a flauta após seu uso com duas flanelas diferentes, sendo uma para o lado interno e a outra para o lado externo. As flanelas devem ser limpas e secas.
  • Manter o instrumento à temperatura ambiente. Não deixe ele exposto ao sol.
  • O orifício do bocal pode ser limpo com um cotonete umedecido em álcool.
  • É necessário sempre que a flauta seja bem guardada no seu estojo e em locais seguros contra quedas ou crianças. Qualquer eventual queda pode custar caro para reparo.
  • Não toque na rolha da cabeça da flauta, porque ela controla sua afinação.
  • Não é preciso apertar as chaves com força quando for tocar, além de prejudicar na agilidade, estraga o instrumento.
  • Sempre coloque a flauta com as sapatilhas para cima em caso de ir descansar um pouco e não ter a necessidade de guardá-la no estojo ainda.

Essas são apenas algumas das muitas dicas para manter sua flauta transversal com o máximo de conservação possível, portanto, sempre trate-a com bom senso. Boa diversão!

Aprenda a tocar: O Primeiro Sopro na Flauta

Pegue a cabeça da flauta, é melhor começar usando somente ela. Fique na frente de um espelho sentado ou de pé para que você possa ver o que está fazendo. Posicione ela horizontalmente na sua frente, com o bocal do seu lado esquerdo.
Coloque o bocal na cavidade de seu queixo, espremendo um pouco o lábio inferior para cima. É importante saber que o bocal foi feito para acomodar o lábio inferior, e não para pressioná-lo contra seus dentes.
Alinhe o orifício do bocal com o centro dos seus lábios e verifique se o tubo está paralelo a sua boca.
Seu lábio inferior deve cobrir algo em torno de um terço do orifício e deve estar em contato com o bocal em ambos lados, então não puxe o lábio para trás, mas deixe-o bem acomodado no bocal.
Pressione os lábios um contra o outro suavemente, tensione um pouco eles para os lados e tenha certeza de que seus dentes estão separados.
Em seguida sopre, de forma que o ar separe seus lábios no centro. Não sopre com força. Tente manter o sopro longo, ainda que não saia nenhum som no começo.
A maioria das pessoas não consegue tirar algum som na primeira tentativa. Portanto, se você conseguiu, parabéns. Mas se você não conseguiu, saiba que é totalmente normal.
Mas o que pode estar havendo de errado?
Verifique se seus lábios estão na distância adequada do bocal.
Veja se o ar está saindo largo ou fino demais. A forma da boca deve ser semelhante a da figura.
Talvez você está soprando alto ou baixo demais e perdendo a borda da flauta. Você pode controlar a direção do ar movimentando os lábios para frente e para trás. Use esse movimento para tentar corrigir o ângulo do ar ao tocar na cabeça a flauta novamente.
Os seus lábios não podem estar afastados da flauta.
Ou talvez seus dentes ou sua língua esteja no caminho do ar. Mantenha os dentes separados e a língua na parte inferior da boca.
Lembre-se que seus músculos devem se acostumar nessa posição. Quando conseguir fazer algum som, refine o formato dos seus lábios até que ouça um som mais forte e claro.
Permaneça nesse exercício com uma certa frequência, mas apenas por períodos curtos. Tenha paciência e saiba que isso pode demorar muito tempo para aprender. Todos que tentam com calma e disciplina conseguem pegar o jeito.

Posição das Notas

http://www.weril.com.br/escalas/Flauta.pdf

Respiração

A respiração que você usa no dia-a-dia não é o suficiente para tocar a flauta com intensidade e um bom prolongamento do sopro. Para isso, você deve aprender como respirar corretamente. Além disso, você irá controlar o ar com mais facilidade, melhorando a entonação do seu sopro.
É interessante saber o que acontece quando você respira. Todo mundo percebe que há uma conexão entre o movimento de expansão e contração do tórax enquanto respiramos, mas ela é entendida de forma errada pela maioria das pessoas. Elas pensam que o nosso peito se expande porque é empurrado pelo ar. Pelo que sentimos, parece ser assim mesmo. Mas na verdade é o contrário. O ar é sugado porque expandimos o tórax primeiro.
Ao respirar, você expande seu peito e cria espaços dentro de você. O ar então entra e ocupa todos os espaços possíveis. Por isso você deve criar o maior espaço possível e assim desenvolver uma respiração mais eficiente.
Ao mesmo tempo em que você move sua costela para fora, você move um músculo chamado diafragma para baixo. A maioria das pessoas apenas move suas costelas, aproveitando apenas uma pequena parte do que poderiam se usassem corretamente o diafragma. Esse músculo está situado entre os pulmões e o estômago.
Fonte: Wikipédia
Se você respirar expandindo o peito para fora, automaticamente estará encolhendo a barriga e perdendo um precioso espaço para o ar. Na respiração correta, os ombros não se mexem. Para aproveitar o máximo do diafragma, tente respirar "pela barriga", ou seja, encha seus pulmões de baixo para cima. Coloque a mão na cintura e perceba que ela irá se expandir para os lados. Todo flautista deve dominar isso.Outra questão importante na respiração é manter a garganta sempre aberta. Para saber se ela está bem aberta, abra bem a boca como se fosse bocejar. É assim que ela deve estar quando você estiver tocando a flauta.
Aqui está um bom exercício para melhorar a respiração:
Deite no chão e ponha o um livro pesado sobre o seu estômago. Inspire profundamente e repare que o livro está subindo. Expire e veja como ele desce logo depois.

Postura e Posição dos Dedos ao Tocar Flauta Transversal

Todo flautista deve priorizar uma postura adequada porque ela afeta consideravelmente todos os aspectos que envolve tocar a flauta como respiração, agilidade e entonação. Dicas para uma boa postura:

  • Deixe seus ombros relaxados e soltos. Posicione seu queixo para frente, nem para cima tampouco para baixo.
  • Eleve seu corpo o máximo possível para melhorar a respiração.
  • Mesmo sentado ou em pé, mantenha-se ereto. Sente-se na borda da cadeira quando sentado e incline-se ligeiramente para frente quando sentado ou em pé.
  • Deixe seus joelhos um pouco separados.
  • Seus pés devem estar sustentando seu corpo de maneira homogênea.

A posição dos dedos enquanto você toca é fundamental para a sua agilidade e técnica se desenvolverem bem. Há umas regras básicas para isso:

  • Os dedos e o pulso devem estar sempre relaxados. Para alcançar a posição correta do pulso levante a flauta acima da sua cabeça com seus dedos na flauta e em seguida abaixe para a posição normal.
  • Mantenha seus dedos curvados, para alcançar essa curvatura. Solte seu braço e relaxe a mão. É desse jeito que sua mão deve estar quando estiver tocando.
  • Não esqueça de usar a chave de apoio da flauta.
  • Se você está sentindo algum tipo de dor não hesite em procurar uma solução rapidamente. Tocar flauta não deve causar nenhum tipo de desconforto.

Por último, tenha em mente que não há uma posição definitiva para todas as pessoas, essas são apenas as regras mais recomendadas por professores experientes, mas é importante que se sinta confortável enquanto estiver tocando.

Partes da Flauta

Antes de mais nada, é necessário conhecer cada parte do instrumento porque esse conhecimento será requisitado em artigos mais avançados.Mas não há mistério nenhum aqui, já que ela contém poucas partes.A flauta tem três divisões básicas: a cabeça, o corpo e o pé.

A cabeça
É a parte onde se sopra para sair som ou seja, aquela em que encosta-se a boca e a única que não tem chaves. Nessa parte há o bocal, utilizado para acomodar o lábio inferior ou a cavidade do queixo.
Dentro da cabeça da flauta existe uma rolha feita de cortiça que garante a afinação do instrumento. Essa é uma área sensível, portanto não se deve mexer na rolha para evitar que ela desafine. Também é aconselhável manter essa parte com a maior higiene possível.

O corpo
É a parte que tem o maior número de chaves na flauta transversal. Para um bom som na flauta deve-se soprar o ar de modo que toda essa área vibre com as ondas sonoras.

O pé
No pé estão situadas as chaves restantes, inclusive uma chave de apoio para o dedo mínimo da mão direita. Essa divisão serve para dar uma maior mobilidade a flauta, porque facilita sua colocação num estojo relativamente pequeno e fácil de carregar.
A maioria das flautas são acompanhadas com uma vareta para limpar a flauta por dentro e também para verificar se a rolha está em sua posição correta.

Dicas Para Comprar Uma Flauta Transversal

Lembre-se de consultar sempre um profissional para ter certeza se a flauta desejada atende as suas necessidades. Essas necessidades determinam o que ter em mente ao comprar sua flauta. Esse artigo está dedicado a dar dicas importantes para iniciantes que querem adquirir sua primeira flauta transversal.

Como comprar sua primeira flauta
Ótimo, você está interessado em comprar sua primeira flauta, mas antes de ficar muito empolgado, lembre-se disto:

1. Você já tocou flauta antes?
Se você nunca tocou, considere alugar uma flauta numa loja ou até mesmo pegar emprestado de algum amigo. Tocar algumas delas antes de comprar ajudará em sua experiência com o instrumento e lhe dará maior confiança na sua decisão, você terá uma idéia melhor do que você quer.

2. O que você realmente quer?
Se você já tocou antes, por quanto tempo está tocando? Você toca flauta como hobby ou quer encarar de forma mais séria?Talvez seja melhor comprar uma flauta mais intermediária caso queria uma com alta durabilidade. Flautas com perfurações nas chaves e feitas de prata têm mais qualidade, porém são bem mais caras. Decida com que frequência você usará sua flauta e com qual objetivo e defina sua margem de preço.

3. Qual marca comprar?
Esse tópico é bem polêmico, até porque marca é algo bem pessoal. Por isso, é recomendável que você vá até uma loja e teste flautas de diferentes marcas para encontrar uma que te agrade.As flautas da Yamaha e Gemeinhardt são geralmente as melhores para estudantes. Mas é tudo uma questão de gosto, toque uma flauta que soe bem e que você se sente confortável tocando.

4. O que você deveria procurar?
Se você não tem experiência ou toca a pouco tempo, pense seriamente em conseguir conselhos do seu professor ou pelo menos de alguém mais experiente na hora de comprar seu instrumento. Verifique sempre se as chaves funcionam suavemente. Toque algumas escalas e veja se está tudo bem com a afinação do instrumento. Tenha certeza de que toda a flauta está livre de defeitos.

5. Pesquise bastante.
Instrumentos usados, especialmente na primeira compra, podem ser uma grande pechincha. Cheque se há instrumentos usados em lojas de instrumentos musicais e procure saber das suas marcas. Existem algumas marcas mais baratas que realmente não valem a pena serem compradas. Pesquise sobre as flautas e seus preços em sites, anúncios na web são o que não faltam. Boa sorte!

Aprenda a Tocar Flauta com Aulas Online

Então você quer aprender a tocar a flauta? É o sonho de muitos.
A flauta é um instrumento bastante popular, atrás apenas do piano e do violão. A flauta é muito romântica, com seu agradável e doce som.
Em observações práticas, a flauta é pequena, leve e facilmente carregável.
Para aqueles que perderam a oportunidade de aprender a flauta quando jovens, parece ser um sonho que não pode se tornar realidade.
Os adultos não podem se dar ao luxo de gastar horas a fio praticando um instrumento musical. Nem têm muitas oportunidades de tocar numa banda ou conjunto e usufruir de suas atividades muitas vezes disponíveis para os mais jovens.
Tocar um instrumento musical como a flauta transversal é um sonho sensacional para um adulto extressado. Afinal, se a música consegue acalmar uma fera selvagem, ela pode fazer maravilhas em você! Eleve seu entusiasmo e reduza o extresse aprendendo a tocar a flauta.
Fazer atividades mentais fáceis e ágeis frequentemente, como aprender música, pode manter cérebros jovens, fortes e rápidos. As habilidades motoras também são boas para o cérebro.
Realmente, atividades musicais são conhecidas por retardar ou acabar com o avanço de doenças como o mal de Alzheimer. Música realmente parece agitar a memória daqueles que sofrem dessa doença.
Além disso, solidão e depressão não estão próximas daqueles que perseguem atividades musicais.
Se você está preocupado em ter aulas, isso pode ser um obstáculo. Existem agendas para se manter e elas nem sempre estão de acordo com as cobranças no trabalho. Talvez você hesite começar se o seu trabalho entrar em conflito com suas aulas de música.
Mas o sonho não está perdido! Você ainda pode aprender a tocar a flauta.
Há uma solução simples: tome aulas de flauta online!
Aulas de flauta online estão disponíveis quando você estiver pronto, e você pode ter essas aulas quantas vezes for necessário. Encontre valiosas dicas gratuitamente aqui no Flautista.net e em tantas outras fontes pela internet!
Não há pressão se você não estiver pronto, mas quando estiver, você poderá alcançar a oportunidade de tocar sua flauta na igreja ou com amigos.
Com motivação e persistência se chega longe. Viva o sonho que você sempre quis, aprenda a tocar flauta transversal!

História da flauta

A flauta transversal, que tem esse nome devido a sua posição ao ser tocada, existe desde tempos pré-históricos. Sua origem ocorreu possivelmente na Ásia Central, portanto foi utilizada amplamente entre gregos, egípcios, etruscos e hebreus na antiguidade. Sendo assim, a flauta é um dos instrumentos musicais mais antigos que se tem notícia.
O homem primitivo supostamente criou as primeiras versões da flauta, sendo constituída por ossos com alguns poucos furos. Cientistas acreditam que essas flautas primitivas não foram exclusivamente preparadas para a música, mas principalmente para a caça e comunicação.
Flauta Pré-histórica

No século VII a.C., a flauta-de-pã era usada na Grécia e se espalhava no restante da Europa, onde a flauta transversal era bastante incomum. A flauta doce apareceria no século XIII.
Flauta de pã, comum na América do Sul
A flauta só ficou definitivamente conhecida na Europa a partir do século XII, tornando-se popular principalmente na Alemanha, motivo pelo qual recebeu o nome de Flauta Alemã ou Germânica. Esse nome por 800 anos diferenciou a flauta transversal da flauta doce. A flauta nessa época foi usada tanto para entretenimento como para fins militares.
Inicialmente esse instrumento era feito de um pedaço de madeira fechado em uma das extremidades e aberto na outra, com 5 orifícios. Conforme o tempo foi passando, a forma e o material da flauta evoluiu.
A flauta transversal mais difundida no mundo atual foi construída por Theobald Boehm, flaustista alemão, que conseguiu mudar radicalmente o modelo desse instrumento musical em 1847.

O anis estrelado é a pasta base (75%) do Tamiflu

O anis estrelado, planta muito cultivada na China, é a pasta base para o Tamiflu, o remédio que previne a gripe suína/H1N1/Influenza A.
Mas aqui no Brasil, é difícil encontrar o anis estrelado. então, devemos usar o nosso anis mesmo, a tão conhecida erva-doce/funcho, que é composta das mesmas substâncias.

COMO TOMAR
Ferva 200ml (um copo) de água. Em outra vasília, coloque uma colher (café) da semente da erva-doce/funcho. Assim que a água ferver, despeje-a na vasília com a semente e tampe. Deixe por dez minutos. Tome o chá depois das refeições que contenham sal (almoço ou janta).

O QUE MAIS ESSA PLANTA PREVINE?
A planta é anti-infamatória, sedativa da tosse, espectorante, digestiva, contra a asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, é calmante, abaixa a pressão, etc.

PRECAUÇÕES
A planta abaixa a pressão, portanto, evite dirigir depois de tomar o chá.
Tomar o chá não te impede de ir ao médico, portanto, ao ter os simtomas da gripe suína, vá ao médico.
Se você já tem os simtomas da gripe a mais de 36 horas, o efeito da planta contra a gripe suína é muito pequeno ou não existe.